segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Atlanta, Georgia - conhecendo a CNN

O meu objetivo realmente era Washington D.C, se Atlanta, GA não fosse caminho para a tão conhecida capital. Atlanta para mim era simplesmente Atlanta, até um lembrar que a cidade já foi sede das Olimpíadas, uma bela cidade.
Mas o que eu não imaginava e podia esperar era que a CNN está localizada em Atlanta, não só a CNN de Atlanta como a central é toda lá. E mais: eu fiquei em um hotel há uma quadra dela, do quarto era possível ver meu futuro emprego, quem sabe?!... hehehe. Não custa nada sonhar!
Mariana Cruz para CNN International
Atlanta era pra ser só um ponto de parada pra mim, se não fosse eu descobrir que a CNN atende visitas a semana toda e o dia todo. Pronto! Roer unhas e aguardar ansiosamente para conhecer a famosa CNN. Mas não foi simples assim, antes de saber que a CNN recebia turistas, eu dei uma volta por lá, sim é possível andar por lá. A CNN toma um quarteirão bem grande como tudo nos EUA. No prédio tem uma praça de alimentação bem grande e a CNN é toda ao redor. Inclusive, se você olhar para cima verá um hotel onde moram funcionários, hospedam entrevistados e turistas também. Mas o hotel não leva a marca CNN. Esse hotel, Omni, começa em outro pátio, atravessa a rua através de um túnel e vai até a CNN. Imagine morar dentro da CNN!!! Se acontecer alguma coisa de emergência e precisar de mais jornalista, você já está dentro de onde produz o fato, com certeza será chamado.
Então, dia 29 acordei cedo, aniversário da minha mãezinha e eu completando dois meses que saí do Brasil. Além de estar na minha décima viagem do ano!!! O tempo está voando! O dia realmente seria de sorte.

12:40 p.m. – rumo a CNN
Eu imaginei quem poderia estar lá para conhecer a CNN em plena semana, mas fiquei admirada da quantidade de pessoas que tem o interesse de conhecer e como seguidamente ocorrem os tours. No meu grupo tinha muita gente da Alemanha, a mais nova lá era eu e por incrível que pareça não tinha um estudante de jornalismo lá.
Para entrar, como tudo nos EUA, tirar cinto, colete com zíper, abrir a bolsa e a proibição do uso de câmera fotográfica. Uma pena, porque as paredes da CNN tem pôsteres realmente marcantes, momentos de coberturas importantíssimas, fatos em fotos, inclusive o primeiro telefone que a CNN usou para coberturas de guerra. O que me chamou atenção foi uma foto de um jornalista com um carro com antena via satélite e toda uma comunidade pobre na Uganda com os olhos arregalados. Realmente fotos incríveis no corredor.
            Conheci os estúdios, o que eu achei diferente é que o TP, local onde o apresentador lê as notícias, é controlado pelo pé da pessoa. Até hoje, eu só tinha visto pela mão. Mostraram também como são feitas as previsões do tempo e painéis criativos como os que a Globo usou na cobertura da COPA desse ano.
            Algumas vezes, eles usam um pano verde que tampa a parte de baixo do jornalista para não atrapalhar a previsão do tempo, naqueles casos em que só vimos a parte superior do jornalista. Realmente, jornalista não pode aparecer mais que a notícia.
            Fomos ao estúdio em que estavam sendo transmitidas as notícias ao vivo, muito legais. São estúdios para CNN internacional, rádios, CNN espanhol e mesa redonda para entrevistas, debates.
            Durante o tour, uma das participantes perguntou qual a formação das pessoas que trabalham lá. O guia respondeu: Com toda a certeza, 99,99% são jornalistas. Somente jornalistas. Acho que é importante estudar jornalismo, não é mesmo Gilmar Mendes? Bom, pelo menos as grandes empresas ainda prezam pelos jornalistas que realmente estudaram.
            Na praça de alimentação na CNN também tem o carro que a CNN usou em coberturas de guerra, absolutamente blindado.
            No final do tour é que vem a injeção auto-estima para uma estudante de Jornalismo como eu. Exibiram um vídeo com os principais jornalistas da CNN, inclusive um dos meus favoritos, o Anderson Cooper que faz coberturas fantásticas. Os principais jornalistas contam o que significa jornalismo na vida deles, as imagens exibidas já dizem tudo. As exclusivas que eles produziram, a emoção é a palavra presente no discurso de todos. Como descrever o que a gente só consegue sentir? Simplesmente inesquecível.
            Depois disso, coloquei um paletó da CNN e pose para a foto na bancada... heheheh

Nenhum comentário: