terça-feira, 19 de outubro de 2010

Washington D.C - segundo dia

Acordei bem cedo para aproveitar o dia e já tive que pegar um metrô. Achei um pouco caro, $9, quase R$ 18 reais por dia. Mas o metrô é bem bonito e confortável, bem parecido com o de São Paulo. A diferença é que alguns lugares tem aquecedor por causa do frio e nesse dia estava um friozinho gostoso.
Museu do Ar e do Espaço
Essa cidade tem muitos museus, para todos os estilos e gostos.
            Eu fui ao Museu do Ar e do Espaço, esse é bem grande, gastei meu dia em um só museu e alguns memoriais que estão lá perto. Tudo que você puder imaginar lá você pode ver. São muitas curiosidades como a roupa do homem que foi a lua, a alimentação, dormitório, os foguetes e nada de réplica. Tudo autêntico.
Quanto à parte de ar, é aquela contradição, pois, dizem que os irmãos Wright inventaram o avião, aquela mesma discussão que os brasileiros já conhecem. Até chegam a citar o Santos Dumont e uma réplica do 14 bis, mas dão a autoria aos irmãos.
O mais triste é que mostram que toda essa tecnologia de aviões e foguetes foi criada em prol da guerra e da disputa espacial. Santos Dumont suicidou-se aos 59 anos depois de ver que os aviões estavam sendo utilizados na guerra.
Esse museu fica em volta de um gramado bem bonito onde pessoal se exercita e também é cercado por museus e metros.
Lincoln Memorial
Perto do Museu do Ar e do Espaço estão localizados alguns memoriais de ex-presidentes como o Abraham Lincoln que é considerado o melhor presidente que os EUA já tiveram (ele foi presidente durante a Guerra da Secessão e libertou os escravos), George Washington e Thomas Jefferson.
No memorial de Lincoln é que foi feito o famoso discurso “I have a dream” de Martin Luther King Jr. O discurso aconteceu em agosto de 1963 e foi pensado como uma maneira de divulgar de uma forma dramática as condições de vida desesperadas dos negros no Sul dos Estados Unidos, e exigir ao poder federal um maior comprometimento na segurança física dos negros e dos defensores dos direitos civis, sobretudo no Sul. 
Washington Memorial
Segunda Guerra Memorial
            O outro memorial é o da segunda guerra mundial que homenageia os 16 milhões que serviram nas forças armadas e os mais de 40 mil que morreram. Esse memorial está localizado entre o do Lincoln e o obelisco que é do Washington.
Perto dos memoriais está sendo construído o Instituto da Paz. Agora é preciso esperar para ver o que realmente esse Instituto vai promover.
Casa Branca
            Depois de visitar os memoriais, eu passei pela Casa Branca. A famosíssima "Casa Branca" era originalmente cinza.  Ela só foi pintada de branco depois de ter sido queimada pelos ingleses na guerra de 1814, quando até então era naquela cor. O nome "Casa Branca" foi, a partir daí, dado pelo presidente Theodore Roosevelt.
Passei pela tesouraria (onde imprimem o dinheiro) e o capitólio. O capitólio funciona como o Congresso Nacional no Brasil. Quando eu estava indo para o capitólio passei por uma rua e encontrei um Festival Turco, bazar e roupas típicas, nada muito complexo, porém interessante.
Capitólio
            Pelas ruas, é possível passar pelo FMI, Banco Mundial e FBI. Perto desses locais também tem um ótimo museu, chama-se Newseum.
            Nesse dia, sobre museu, só fui ao do Ar e do Espaço porque já me tomou um bom tempo.
Logo mais eu venho contar como foi o terceiro dia em Washington D.C.






Nenhum comentário: