segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Novos amigos


Na mesma semana em que me mudei foi meu aniversário. Eu nem esperava muita coisa, mas a Aruna e o marido dela fizeram um churrasco, uma festinha surpresa com bolo e estreamos a área de churrasco aqui. Foi bem legal porque eu não esperava nada e ganhei meu primeiro Happy Birthday... hehehe
Só tem um porém, aqui eles são mais secos, nada de muito abraço ou beijo. Depois do meu niver, no dia seguinte, fui à casa da Aruna porque ela ofereceu um jantar para um casal de amigos do marido dela. Foi nesse jantar que experimentei o famoso chai, gostei, é um chá fraco. Acabei ficando amiga desse casal. Eles se chamam Tom e Judy. A gente tem se visto, eles tem três filhos. Um deles estuda em Kansas, mas a Grace e o Jacob moram com ele. Olha que diferente que eles são. O Tom é professor da Universidade e a Judy é PHD em Engenharia, mas ela dá aulas em casa, os filhos dela não freqüentam a escola. Aqui isso é comum. Eu já li uma reportagem sobre isso no Brasil, isso dá uma discussão danada no Brasil porque não é legalizado. Mas acho que não é ruim porque o filho dela passou na Universidade.
Ela tem lido uns textos que eu tenho escrito e me ajudado. Ela ensina a filha a dela todo o currículo para entrar na Universidade, além de ensinar a cozinhar, a bordar, a costurar, pintar. A filha dela, a Grace, tem 13 anos e faz de tudo um pouco.
Eu fui a uma feira com ela essa semana, parecida com as feiras de ciência que temos no Brasil. Nada de muito diferente. A Grace enviou um monte de trabalhos lá, uns vestidos feitos por ela, pintura, tudo quanto é coisa,brinco, até bordado ela faz.
Na segunda semana em que eu estava aqui fui convidada por eles para um jantar, comida tailandesa que por sinal é bem apimentada. O convite deles é muito cheio de formalidades. Recebi um e-mail assim: O jantar começa às 4 p.m e vai até às 9 p.m. Será servido às 5:30 p.m.. É uma reunião familiar, ou seja, pode levar filhos. Pode trazer biquíni porque temos piscina coberta, tem espaço para brincar. Lendo assim até parece que eles são frescos, mas eles são super legais, é que aqui as pessoas são assim mesmo. Estou aqui em Arkansas desde 08 de agosto e já fui jantar na casa deles três vezes, e nessa quinta vou novamente. Eles são legais, mas são mais reservados.
Essa reunião aconteceu numa quinta-feira, conversamos sobre o Brasil. Eles nem tem idéia de quem é o nosso presidente, de que é Lula. Falei sobre as praias, sobre as pessoas. Eles não tem muita idéia da importância do nosso país. Quando conhecem algo, é sobre as praias, o carnaval e olhe lá.
Então mostrei as fotos de Brasília que é uma cidade planejada, Foz do Iguaçu, Campos do Jordão, São Paulo. Falei um pouco da nossa economia, sobre os juros, impostos.
Aqui a questão de impostos é diferente porque você vai ao supermercado e pega um refrigerante, por exemplo, na prateleira está escrito 1,50, mas quando você vai ao caixa, paga, 1,80. Quer dizer, no caixa você conhece quanto de imposto você está pagando. Se todos nós soubéssemos o tanto de imposto que pagamos no Brasil, ficaríamos revoltados.
Conclusão, eles não conhecem nada sobre o Brasil. Eu estava vendo alguns livros dos filhos da Judy e falavam sobre falls. Aqui tem cataratas parecidas com a de Foz do Iguaçu, chama-se Niagara Falls, ela até aparece em filmes. Essa é a catarata mais forte da América do Norte, ok, isso estava escrito no livro, mas porque eles não citam que a maior do mundo ou da América é a de Foz do Iguaçu?
No meu livro do inglês, eles citam Brasília como exemplo de cidade planejada. É um texto superficial contanto o que a gente já sabe, mas no texto cita que Juscelino contratou um designer chamado Lúcio Costa para desejar a cidade. O Oscar nem apareceu nas poucas linhas.
Eles, por exemplo, não tem a preocupação de viajar para o exterior. Isso eu percebi nas minhas professoras, na Judy, e com outras pessoas com a qual a Judy comenta que eu sou do Brasil. Eles conhecem bastante dos EUA. Eu até comentei que muitos brasileiros estudam no exterior, fazem high school, a importância de ter uma segunda língua. Mas eles não tem essa grande preocupação. A filha da Judy estuda espanhol, mas fala algumas palavras só. Eu disse a ela para ir ao conhecer o tango na Argentina, outros países até mesmo para ela treinar o espanhol. A Judy me perguntou a respeito de danças na América Latina, Argentina e eu falei um pouco porque eu conheço só Buenos Aires né. Mas eu percebi realmente que os próprios livros aqui incentivam conhecerem a cultura somente daqui.
Continuando o percurso, um dia depois do jantar na casa do Tom e da Judy, a Aruna me convidou para ir na casa dela assistir filme. Ok, eu fui, mas chegando lá, a amiga dela convidou-nos para ir lá assistir o filme.

Essa amiga da Aruna da qual eu esqueci o nome é indiana, o marido dela também. Cheguei lá e ela estava assistindo novela Boliudiana (não é assim que se escreve, mas é assim que se fala). Achei muito engraçado. A casa dela é linda e parece subterrânea, na parte de baixo tem um templo indiano lindo. Com todos os deuses indianos, inclusive o Hare Krishna e mais uns outros. Realmente bem bonito. O filho dela que morreu foi quem planejou todo o templo. Tudo que tem no templo veio da Índia e é de muito bom gosto, deve ter sido caríssimo. A mulher trabalha num consultório médico e o marido é dono de um hotel aqui.

Nenhum comentário: